A Arte de Fotografar a Preto & Branco
v o l u m e
#13
a u t o r e s
Alexandru Crisa, Carlos Pereira, Erik Schottstaedt, João Daniel, José Brito, Miguel Machado, Óscar Valério, Pietrino di Sebastiano, Raúl Silva Pereira, Ricardo Coelho, Selaru Ovidiu, Sérgio Castro, Tiago Ribeiro de Carvalho, Valéria Attab, Vítor Alfredo Santos
e d i t o r
José Godinho
d e s i g n
marcvaz.com
e d i ç ã o
Setembro 2023
i m p r e s s ã o
Europa
i s b n
978 989 35190 6 6
Prefácio
“O que o olho humano vê é uma ilusão do que é real. O preto e branco transforma as ilusões numa outra realidade.”
Em cada registo o Fotógrafo conta uma história, exprime emoção e dá alma ao objeto. Mas é através da fotografia a preto e branco que as emoções se tornam mais evidentes e que, ao invés da cor que distrai e agrada aos olhos, a imagem alcança mais fundo o coração.
A fotografia é uma forma de arte como nenhuma outra, já que garante que fotografar não é um mero processo mecânico de reproduzir o mundo visível, mas sim aquilo que permite ao fotógrafo expressar a sua visão e perspetiva de forma criativa e subjetiva, quando através da fotografia consegue registar a grandeza de um olhar, a delicadeza de um gesto e, até mesmo, a tristeza por detrás de um sorriso.
Ao folhear cada página do livro “a arte de fotografar a preto e branco – 13ª edição”, somos levados pelo olhar fantástico de cada um dos 15 Fotógrafos aqui reunidos, através suas imagens carregadas de emoção, que ora são ousadas e dramáticas, ora calmas e minimalistas.
Desta forma podemos vivenciar o quotidiano das pessoas, andar no rebuliço das cidades, imergir no misticismo das manhãs, ser contagiados por momentos ternura, tristeza e solidão, tocados pela beleza e a sensualidade de um gesto ou olhar, contemplar a imponência de estruturas arquitetónicas e ficar esmagados pela grandeza de céus dramáticos e tempestuosos.
Cada pessoa é a soma de todos as emoções e sentimentos vividos e são essas experiências que determinam a forma de interpretar a realidade que nos rodeia.
Por isso o olhar de cada um destes Fotógrafos é único e diferente, mas tem um elemento em comum, que fica muito bem demonstrado neste livro: a paixão pela fotografia a preto e branco.