Horizontes do Infinito
v o l u m e
#03
a u t o r e s
Ana Lencastre, Carlos Plácido, Gustavo Ribeiro, João Branco, Joaquim Capitão, Loudes Gómez, Marcos Ribeiro, Maria Marques, Paulo Costa, Paulo Rocha, Pedro Carmona Santos, Tiago Marques, Vitor Murta
e d i t o r
José Godinho
d e s i g n
marcvaz.com
e d i ç ã o
Fevereiro 2021
i m p r e s s ã o
Europa
i s b n
978 989 54994 6 5
Prefácio
“Horizontes do infinito” é mais do que o título de um livro de fotografia. É uma maneira de ver o mundo, comum a quase todos os fotógrafos de paisagem. As paisagens grandiosas, sejam elas de mar, montanhas, florestas, estão bem presentes nesta coletânea, mas não faltam também paisagens mais intimistas, em que o infinito está bem próximo do fotógrafo.
Quando se fala em fotografia de paisagem, é inevitável que a imaginação nos leve de imediato para locais famosos, mais ou menos longínquos, quedas de água assombrosas na Islândia ou planaltos de alta montanha nos Alpes ou na Patagónia. E alguns desses locais estão bem representados neste livro.
Mas a beleza do mundo em que vivemos está presente à nossa volta, e muitas das fotografias aqui apresentadas são prova de que há paisagens que merecem ser fotografadas bem mais perto de nós do que esses locais famosos que qualquer fotógrafo de paisagem ambiciona registar.
Cada uma das fotografias neste livro reflete a personalidade de um dos treze fotógrafos que para ele contribuíram, para além do caráter próprio de cada local ou das condições atmosféricas em que foi feita.
Paisagens mais ou menos humanizadas, fotografadas a qualquer hora do dia ou da noite e em todas as estações do ano, apresentamos aqui uma série de imagens que esperamos façam nascer ou crescer em quem as vê a vontade de fazer fotografia e o amor pela natureza que nos rodeia.
E esperamos que todos respeitemos um princípio básico da fotografia de paisagem ou de natureza: tirar apenas fotografias, deixar apenas pegadas. Só assim poderemos continuar a admirar e fotografar paisagens belíssimas como as que fotografámos para este livro.