O Nosso Olhar no Mundo
v o l u m e
#10
a u t o r e s
Ana Cortinhas, António Bracons, António Jara, António Vale, Artur Ferrão, Artur Mendes Moura, Bernardo Lorena Ponte, Carlos Páscoa, Carlos Plácido, Cristina Santos Pinto, Daniel Bastos, Diogo Soares Nóbrega, Eduardo Fernandes, Fernando Curado Matos, Fernando Marques, Francisco Costa, Inácio Cristo Dias, João Seizando, Joaquim Capitão, Jorge Neto, José Brito, José Godinho, José Manuel Pires Dias, José Rosado, José Valverde, Luis Pereira, Manuela Louro, Maria Marques, Monteiro Gil, Paulo Nabais, Paulo Pinto, Ricardo Barrelas
e d i t o r
José Godinho
d e s i g n
marcvaz.com
e d i ç ã o
Setembro 2022
i m p r e s s ã o
Europa
i s b n
978 989 53554 8 8
Prefácio
Nesta década da fotografia digital e do telemóvel em que tecnologia tem evoluído de uma forma fascinante é, no entanto, incapaz de preservar e guardar os ficheiros digitais. Podemos guardar os ficheiros nos discos rígidos, nas nuvens de arquivo digital ou em plataformas partilhadas, mas ninguém é capaz de ter certezas no futuro da segurança destes meios e desta tecnologia. Podemos perder de uma forma dramática as nossas memórias e o trabalho de uma vida.
As impressões em papel das fotografias e os de livros são para já, a forma mais fácil e acessível de preservarmos algumas dessas imagens.
Os livros são para os fotógrafos uma ferramenta importante de eternizar as suas imagens, divulga-las e preservá-las para o futuro.
Os sites, as redes sociais e as exposições têm muita visibilidade, mas serão sempre locais e momentos efémeros onde a memória se perde com o passar do tempo.
Os livros são para os fotógrafos um meio importante de eternizar as suas imagens, divulga-las e preservá-las para o futuro.
Sempre fui fã e um grande entusiaste de livros de fotografia, tenho orgulho de ter uma das maiores coleções particulares ou até mesmo institucionais de livros de autores portugueses.
Nesta paixão pelos livros também editei ao longos dos anos da minha carreira de fotógrafo alguns livros de fotografia tanto individuais como coletivos.
Alguns desses livros coletivos têm a chancela da editora God Publishing pela mão do José Godinho.
Os livros e as coleções da God Publishing, têm o grande mérito de divulgar o trabalho artístico de muitos fotógrafos portugueses e a fotografia portuguesa.
Desde 2019, ano da sua criação a God Publishing tem vindo de uma forma regular a publicar livros coletivos e individuais sempre com uma grande qualidade estética e técnica onde a excelência da impressão é algo levado muito a sério, fundamental para os livros de fotografia.
Sem estes livros alguns fotógrafos nunca teriam saído do anonimato nem divulgariam o seu trabalho nem o de outros autores.
Conheci o José Godinho em 2020 no Museu de Artes de Sintra, (MUSA), nesse mesmo ano participei pela primeira vez num dos muito livros desta série que agora vai ser publicada para assinalar a 10ª Edição.
“A Arte de Fotografar a P&B” e “O Nosso olhar no Mundo”.
Estes dois novos livros publicados em simultâneo têm a particularidade de uma edição especial, com uma tiragem limitada de 150 exemplares, numerados e com uma capa em relevo. Têm com a participação especial de 60 fotógrafos 30 em cada um dos livros.
Estes dois novos livros agora na sua 10ª edição são mais um excelente contributo e a oportunidade de conhecer o trabalho a P&B e a cores de mais alguns fotógrafos, partilhar e divulgar o seu trabalho.
Obrigado José Godinho por todo este excelente trabalho em prol da fotografia.