A Arte de Fotografar a Preto & Branco

v o l u m e
#04

a u t o r e s
Alexandra Abrunhosa, António Alfredo, Eunice Lopes, Flávio Ruivo, Jonnathan Julião, Jorge Pimenta, José Valverde, Marco Areias, Patrícia Antunes, Paulo Ferreira, Pedro Bello, Ricardo Miranda, Ricardo Salvo, Rosa Maria Santos, Tiago Carvalho

e d i t o r
José Godinho

d e s i g n
marcvaz.com

e d i ç ã o
Agosto 2020

i m p r e s s ã o
Europa

i s b n
978 989 54710 8 9

Prefácio

A química e nada mais do que a química. Recuando pouco mais de cem anos no tempo, o extravio da cor quando, pela fotografia, se imortalizava um momento, era uma inevitabilidade dos elementos naturais, dos haletos e betumes que “aprisionavam” a luz numa emulsão. Porém, o preto e branco, pela sua distância da colorida realidade, forçava então uma intuição a quem olhava a fotografia como se a imagem nela contida tivesse por si uma personalidade. Talvez por isso, mais de um século depois, o fotógrafo continua a ver na ausência da cor uma forma de criar submundos que a realidade nos esconde. Já não é a química, mas sim a emoção que nos atrai para a entrega de um momento cuidadosamente escolhido à infinidade de uma fotografia de uma forma que a distinga do que é real. A fotografia a preto e branco larga-nos um feitiço, obriga-nos a ver o que os olhos não veem, cria-nos um mundo que não existe em mais lado nenhum.
Quem fotografa raramente consegue escapar ao fascínio de, aqui e ali, testar a realidade sob a luz nua de cores que crie o tal mundo que apenas pode existir numa imagem fotográfica. E esse tem sido o grande desafio proposto por este projeto, “A Arte de Fotografar Preto & Branco”, cujo volume 4 é uma reafirmação do sucesso do repto que em pouco mais de um ano conseguiu reunir já 60 fotógrafos. Este quarto volume traz-nos, mais uma vez, a visão de 15 autores distintos, que sob o fio condutor da fotografia a preto e branco partilham visões singulares, que vão do artístico ao documentário, da paisagem à arquitetura e do retrato ao imaginário. São vários mundos contidos num livro para ver e rever e que nos amontoa de provocações visuais que nos invocam o instinto e o encanto.

by Ricardo Salvo
Fotógrafo / Autor
outros volumes da coleção que poderão lhe interessar